Ajuda aos novatos em Salvador

entrada-aeroporto-salvador1

Quem chega em Salvador e não tem ninguém pra buscar e nem coragem de pagar caro num táxi (às vezes chega a R$ 100,00 para o centro, imagine pros outros lados da cidade), é sempre bom conhecer os transportes alternativos que passam pelo aeroporto.
Pra quem não sabe, o Aeroporto Internacional 2 de Julho (temporariamente chamado Luís Eduardo Magalhães rs) fica numa ponta de Salvador, quase Lauro de Freitas (cidade vizinha). Salvador é uma capital que pode ser considerada grande (pra quem está acostumado com Recife, Porto Alegre, Belém) ou pequena (pra quem se acostumou com Rio, Sampa e outras grandes cidades mundo afora). Um bairro central é o Rio Vermelho. Boêmio e bastante movimentado em qualquer horário, você pode ter de rodar até 30km pra chegar a ele (o que pode dar mais de uma hora num carro).

Quando não tenho quem me busque, sempre pego um ônibus qualquer que me leve para os bairros centrais e, chegando lá, pego um táxi (acabo gastando menos de R$ 30,00). No aeroporto tem os ônibus convencionais que custam R$ 2,80 (pelo menos até mar/2013) e tem os ônibus executivos (apelidado carinhosamente pelos baianos como “frescão”) com preços variados que chegam até R$ 6,00 (mas valem a pena pois tem ar-condicionado, poltronas acolchoadas e não param em muitos pontos).

No aeroporto não tem uma grande estação, mas os poucos ônibus que passam lá te levarão para os principais pontos da cidade: Barra, Rio Vermelho, Iguatemi, Rodoviária, Pelourinho (Praça da Sé), Cia de Navegação (terminal de lanchas), Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Terminal de São Joaquim (ferry boat).
O executivo (Aeroporto-Praça da Sé) segue pela orla e é bem legal pra quem gosta de ir vendo a praia. Itapuã, Piatã, Patamares, Boca do Rio, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e Barra estão na sua rota.
Dos convencionais, o Aeroporto-Campo Grande faz a mesma rota até o Rio Vermelho. Depois é outro caminho.
O Aeroporto-São Joaquim, só segue a orla até Patamares, depois segue pela Av. Paralela. É uma boa opção, pois passa na Estação Iguatemi, que tem ônibus pra todos os lugares da cidade, fica ao lado da rodoviária e ainda tem pontos de táxi.

Estes sites são muito bons para se conseguir a rota dos ônibus de Salvador e este para ter uma noção do preço do táxi.

Alguns lugares legais para quem visita:

0001 elevador-lacerda-g-arquivoae

Centro Histórico (Pelourinho e adjacências), dá pra fazer tudo numa ida só: Vila Santo Antônio, Pelourinho, Terreiro de Jesus, Elevador Lacerda (e sua vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos), Mercado Modelo e talvez até uma ida ao Forte São Marcelo.

0002-jam-no-mam-marcio-lima

MAM: se vc curte museu, música (geralmente jazz), pôr de sol, etc. Este é um bom lugar pra ir. Nos sábados (dia de Jam no MAM) é bem cheio, se não gpstar, pode ir outro dia ou então chegar cedo, dar um passeio pelo museu, restaurante… lá é tudo muito lindo!

0003 A20130216_174704

Cidade Baixa: todo mundo se apaixona pela Cidade Baixa! Apesar de começar no Comércio, eu considero como Cidade Baixa a parte mais residencial. A área mais bonita também é a parte litorânea: Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim e Ribeira. Tem vistas lindas e a melhor sorveteria do mundo (a Sorveteria da Ribeira). Os passeios pelas praças e praias são muito bons.

04 lauro-freitas

Litoral Norte: principalmente se vc tem carro e dinheiro. Praias lindas e muita coisa pra visitar, principalmente na Praia do Forte. Existem os lugares com pouca estrutura e mais baratos, são ótimos pra quem gosta de acampar.

0005 DSC01596

Parque de Pituaçu, Abaeté e Dique do Tororó: são lugares muito lindos e com lagoas boas pra andar de pedalinho. O Abaeté está sofrendo por falta de segurança e muitos casos de assalto, mas ainda tem seu charme (cuidado é sempre bom em qualquer lugar). São pontos diferentes da cidade, bom pra ir com conhecidos.

0006 RIO VEMELHO

Rio Vermelho: onde a boemia se encontra. Os melhores botecos da cidade e algumas boas casas de show. Ainda tem seu charme com seus largos (Entrada da Fonte do Boi, Largo da Mariquita e Largo de Santana), tradicionais acarajés (os mais famosos são Cira e Dinha) e Mercado do Peixe. Tem uma linda praia (Buracão) e é um lugar bom pra visitar qualquer hora do dia ou da noite.

0007 porto-do-barra

Porto da Barra: já foi eleita como uma das melhores praias do mundo. Além de estar sempre linda, ainda é próxima de outros lugares lindos de se conhecer, como Farol da Barra, Morro do Cristo. O bairro tem uma boa estrutura com hotéis, shopping, mercados, restaurantes e linhas de ônibus para todos os lugares.

*Como pode-se ver, a zona turística de Salvador é basicamente próxima do mar. Salvador tem outros lugares legais para se visitar, mas estes são os “obrigatórios” para uma primeira vez.

* * *

Como foram muitos as perguntas sobre estes assuntos nos comentários, resolvi aumentar o post com esta edição:

A primeira dúvida é com as linhas de ônibus para os principais pontos da cidade. Iguatemi, Rio Vermelho, Pelourinho e o porto (Terminal de São Joaquim).

A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é entender ligeiramente o mapa da cidade. O aeroporto de Salvador tem duas vias principais que o levam para o centro: av. Paralela (Luiz Viana) e a orla (Av. Oceânica e Octávio Mangabeira). Portanto, quase todas as linhas existem em duas versões: via orla e via paralela. Ex.: Aeroporto-Campo Grande via orla e Aeroporto-Campo Grande via Paralela.

Pela Paralela o ônibus faz menos paradas (mesmo assim nem sempre é o caminho mais rápido). Pela orla, geralmente é mais demorado (nem sempre), e vc tem vista-mar por quase todo o percurso.

Roteiro via orla tem: Itapuã, Piatã, Patamares, Boca do Rio, Armação, Costa Azul, Pituba, Amaralina, Rio Vermelho, Ondina e Barra.

Roteiro via Paralela: Mussurunga, Imbuí, Iguatemi (a partir daqui ele pode ir via Av. ACM ou Bonocô – dois dos caminhos mais usados pelos ônibus).

No aeroporto você pode, também, pegar o ônibus Estação Mussurunga e de lá pegar outro gratuitamente para quase qualquer lugar de Salvador.

A outra dúvida dizia respeito a guarda-volumes para fazer um passeio rápido antes de fazer outra viagem.
Bem, se você chegou ao aeroporto e vai fazer outra viagem, provavelmente você irá para a rodoviária (ônibus para estação Iguatemi) ou para o mar (ônibus para o Comércio e Terminal da França – se for sair de lancha ou catamarã – ou Terminal de São Joaquim – se for sair de ferryboat).
Na rodoviária ou nos terminais, existem guarda-volumes que são bem baratos e podem ajudar muito quem quer passear pelo Pelourinho, Mercado Modelo e Elevador Lacerda (para quem vai sair pelo mar) ou nos shoppings Iguatemi (agora Shopping da Bahia) e Salvador Shopping (pra quem vai pegar ônibus depois do passeio).

Sobre Rui

Eu sou uma pessoa a ser estudada... e minhas contas google também. Mas Bukowski me entenderia, me apoiaria e diria que estou certo.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

86 respostas para Ajuda aos novatos em Salvador

  1. Beatriz Farah disse:

    rui vc sabe se os onibus executivos estão funcionando mesmo após a copa?

  2. margareth disse:

    rui, vou a Salvador dia 29/09, meu voo esta programado para chegar as 22 hs, consigo um onibus executivo para me legra para barra nesse horario?
    obrigado

  3. Joelice disse:

    Boa tarde,
    Sabe qual onibus eu pego da estação iguatemi pra ir para centro, ali pro elevador lacerda, mercado modelo?

    • Rui disse:

      Comércio, são Joaquim, grande circular… Existem várias opções, mas é melhor consultar um funcionário local pois estas linhas sempre mudam… Às vezes passam na rodoviária e outras vezes na estação

  4. Giovana disse:

    Olá Rui! Seu site foi muito útil para minha programação. Só tenho uma dúvida de logística: Chegamos no aeroporto ás 10hs, com destino ao Morro de São Paulo. Gostaríamos de conhecer os arredores do Mercado Modelo e embarcar no último Catamarã. Só temos como problema as malas. Saberia me indicar um lugar de confiança para deixar as bagagens enquanto conhecemos a área? Muito obrigada!!

    • Rui disse:

      Perdão pela demora… espondi pelo celular na época mas acho que o 3G não enviou o comentário.
      Imagino que tenha ido para o Festival de Primavera e torço para que tenha dado tudo certo.
      Abs

      • Thais disse:

        Boa tarde Rui, estou com a mesma dúvida da Giovana, e aí teria alguma solução para as malas?

      • Rui disse:

        Seria para o mesmo local? Se sim, existe um guarda volumes no porto. Não sei o valor mas é confiável sim.

  5. Irapuan Carreira disse:

    por gentileza que linha de frescões poço pegar no aeroporto Luis Magalhães para ir até onde saem os catamarãs para o Moro de São Paulo?

  6. Wilson disse:

    Ola Rui,
    Ir do aerporto até o Rio vermelho pela orla é demorado e complicado?
    Vou alugar um carro.
    É seguro?

  7. Wilson disse:

    Completando.
    Vou 12/03/15 e chegarei as 13:00 hs.

    • Rui disse:

      É super tranquilo, tem várias linhas que fazem este trecho. Salvador é complicada para vc se virar com um carro alugado, mas se for viajar pra perto, vale a pena.

  8. Cláudia disse:

    Oi Rui,

    Chego em meados de abril, pela madrugada em SSA e quero ir logo cedo para Morro de São Paulo de Catamarã. Sabe se os onibus executivos começam a circular cedinho ou é melhor ir de bus convencional? No caso da ida de onibus executivo, sabe me dizer onde pega-lo?
    Obrigada,
    Claudia

  9. Amanda Abreu disse:

    Rui, bom dia, vou para Morro de São Paulo, mas vou passar dois dias em Salvador, vou ficar no Hotel Sol Bahia mas gostaria de saber se tem alguma linha de ônibus que possa me levar até o Pelourinho( acho que passeio básico para quem vai a Salvador).

  10. Newdete disse:

    Olá, Rui! Adorei seu blog e aproveito para perguntar que ônibus passa mais próximo do Largo de Santo Antônio Além do Carmo, que fica próximo ao túnel A. Simas. Desde já, agradeço.

  11. Solange disse:

    Vou à Salvador e estou morrendo de medo do tempo que levarei de ônibus de Rio Vermelho ao aeroporto… Não quero ir de táxi, fica muito caro… Vc sabe se há a opção de ônibus executivo e o tempo aproximado do percurso?
    E da rodoviária é bem perto do bairro Rio Vermelho? Obrigada

    • Rui disse:

      O Rio vermelho é bem central. Existem linhas executivas para o aeroporto e para o shopping em frente da rodoviária (antigo iguatemi, agora shopping da Bahia). Eles andam mais rápido pq não param muito mas o preço é só um pouco maior.

    • Rui disse:

      Tempo aproximado (com pouco trânsito) de 20 minutos para a rodoviária e 40 minutos para o aeroporto

  12. Marina disse:

    Boa Noite Rui! Qual o ônibus vai do aeroporto até o antigo shopping iguatemi?

    • Rui disse:

      Existe uma lista enorme de linhas que fazem este trajeto.
      São Joaquim, Rodoviária, Terminal da França (porém você tem que perguntar antes se é via orla – e aí, não passaria por lá)
      Como expliquei, quase todas as linhas existem em duas versões: via orla e via paralela.
      No aeroporto você pode, também, pegar o ônibus Estação Mussurunga e de lá pegar outro gratuitamente para quase qualquer lugar de Salvador.

  13. Emily Mota disse:

    Me ajude moço kkkkkkk, preciso de uma direçao, piata (habibbs) —-> Shopping Paralela
    Shopping Paralela —-> Piata! Qual onibus pegar?

  14. luana disse:

    rui chego dia 30/12 por volta de 15h que onibus eu pego saindo do aeroporto para a barra?meu hotel é proximo do farol da barra.É SEGURO?tenho medo de assaltos, pois vou com muitas malas.rsrsrs

    • Rui disse:

      Ser seguro é muito relativo. Acho que tem ônibus que vai direto. Um “campo grande” que vai pela barra. Nesse horário vai dar mais de uma hora de viagem.

  15. Rejane disse:

    boa noite! estou chegando na rodoviaria de salvador e quero pegar um onibus para o hostel torres que fica na rua Carlos Gomes, proximo ao mercado. qual o transporte publico que eu pego da rodoviaria até esse hostel? me ajudee obrigada!

    • Rui disse:

      Barra R2 (que vem de sussuarana) é um ônibus que passa sempre
      Existem outras linhas que te deixam na avenida 7. E dá pra ir andando dependendo do horário rs

  16. gilvan90 disse:

    Ola rui eu moro em brotas qual ônibus pego para ir pro pelourinho

  17. Eu moro em brotas qual ônibus pego para ir pro pelourinho

  18. ju disse:

    POR FAVOR.. que onibus pego para ir do
    iguatemi para pituba ville… que seja executivo??

  19. ju disse:

    Por gentileza queônibus pego para ir do Iguatemi para Pituba, Executivo de preferência?

  20. jailson luiz disse:

    estou chegando no aeroporto de salvador qual onibus devo pegar para ir ate o farol da barra

    • Rui disse:

      Tem barra, campo grande, praça da Sé, tem algumas boas opções
      Mas é melhor perguntar lá pois alguns fazem rotas diferentes e só passam na volta etc

  21. marcia disse:

    boa tarde ,estarei chegando em salvador dia 25 de março as 10 h0ras da manhã.quero saber tem transporte alternativo tipo lotação para o terminal são joaquim(ferry boat)

    • Rui disse:

      Do aeroporto é difícil ter alternativo. Mas tem o são Joaquim que deixa lá mesmo. Só é demorado… e faz umas voltas enormes. Mas vc não vai precisar andar quase nada com ele

  22. Josué Dias disse:

    Olá Rui. É do Terminal São Joaquim que saem os cruzeiros? Tenho um cruzeiro para Barcelona em 06/03/16, mas não consegui identificar qual é o terminal. Pretendo pegar o ônibus o aeroporto. Obrigado

  23. Natália disse:

    Olá, boa noite! Por favor, tu sabes nos indicar um ônibus que passe nos arredores do Mercado Modelo (chegaremos no terminal marítimo) e vá pro Farol da Barra (no Largo, mais precisamente)? Grata!

  24. Marta Lacerda disse:

    Ola estou indo realizar uma perícia medica em Salvador na Pituba na Av prof Magalhães Neto qual ônibus pego saindo do terminal rodoviário??
    Obrigado

  25. mylene disse:

    oi gostaria de informacão que onibus eu pego do aeroporto d de salvador pra ir no Bairro costa azul Av octavio mangabeiras obrigada

  26. Porfavor caro Rui quais linhas posso pegar saído do aeroporto para a rodoviaria de Salvador, e da rodoviaria para o terminal de sao Joaquim e vice- versa, pois em maio passado fiquei com muita dificuldade para volta para o aeroporto quase perdendo o meu vou para Brasília .
    Desde já agradeço sua atenção .
    Obrigado.

  27. Sue Padilla disse:

    Por favor me ajudem… Vou visitar alguns lugares, como o Farol da Barra por exemplo, quero aproveitar pra fazer muitas fotos e tomar um banho de mar, mas para isso, precisarei guardar a bolsa, celular, etc., então gostaria de saber se a gente encontra aqueles armários ou algum local que tenha serviço de guarda objetos para podermos curtir o mar.

  28. Vou visitar alguns lugares, como o Farol da Barra por exemplo, quero aproveitar pra fazer muitas fotos e tomar um banho de mar, mas para isso, precisarei guardar a bolsa, celular, etc., então gostaria de saber se a gente encontra aqueles armários ou algum local que tenha serviço de guarda objetos para podermos curtir o mar.

  29. Sônia disse:

    Olá Ruy!
    Ficarei hospedada no Bahiamar, mas estou muito confusa em relação ao ônibus que devo pegar no aeroporto. Na verdade nem sei qual é o nome do bairro que este hotel está localizado, uma hora vejo que é Jardim de Alah (não sei se é um bairro), outra hora vejo que é Costa Azul… Por favor, me ajude! Rs

    • Rui disse:

      Coincidentemente eh em frente à minha casa. Fica bem na orla de Salvador, na divisa entre Jd de Alah e Jd Armação.
      Todas essas linhas que vão pela orla servirão.

  30. Fernando disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber se tem algum onibus que possa pegar no terminal de são joaquim e que me deixe no cabula mais precisamente no colégio governador Roberto Santos.

    Grato!

    • Rui disse:

      Estou por fora das linhas pois estou fora de Salvador há quase 4 anos… mas deixo o comentário para ajudar quem vier depois

  31. Paulo Monteiro disse:

    Olá Rui, gostei muito das orientações que você passou e sua paciência em responder os comentários… Eu também quero um pouco da atenção de sua paciência… rsrs. Rui, eu estou indo de Curitiba a Salvador e chegando ao aeroporto quero ir a rodoviária… Segundo você informou tem ônibus que vai direto para la, ou tenho que descer a estações para trocar de ônibus? Tem como informa-me dos nomes… abraços!

    • Rui disse:

      Na rodoviária tem uma estação para coletivos urbanos. Desce lá mesmo. Não moro em Salvador há alguns anos mas creio que o mesmo são Joaquim ainda vai pra lá. E com certeza tem outros

  32. DANIELE NATANAIDE disse:

    Ola, meus pais vão se hospedar no hotel piramide perto da rodoviária, gostaria de saber algum ônibus e horário que teria pra visitar algum ponto turístico, eles vão ficar em salvador um dia só.
    E também se você saberia o nome de uma empresa de ônibus que os levaria até cansanção, pois na net não estou encontrando.

    Desde já obrigada!
    Daniele

    • Rui disse:

      Os pontos turísticos são geralmente distantes da rodoviária. Compensaria mais ir de uber pelo pouco tempo disponível.
      Se ligar para a rodoviária eles te encaminham para a empresa correta.

  33. leda disse:

    como faço pra chegar do ssa ao bairro plataforma

  34. noara disse:

    Gostaria de sair do Ferry em Salvador, seguir para rodoviária para pegar um ônibus para Aracaju Sergipe. como devo proceder? estou a pé?

  35. henry rocha disse:

    Bom dia Rui., Sou karioka. estou saindo do Rio de Janeiro ( tom Jobim). para Salvador dia 19/01. Chego por volta de 1110. preciso de uma orientacao. Para eu seguir ao ferry boat. pois estou indo a Itaparica. Devo parar no mercado modelo. Para conhecer, e aproveitar o resto da tarde. viajar a noite para itaparica. o que vc me sugere em relaçao. a conduçao. ( qual o melhor onibus, onde devo saltar, ). Onde guardar volumes ( vou apenas com bagagem de mao). Um forte abraço. Quando vier ao Rio lhe retribuirei o favor.

    • Rui disse:

      Eh o mesmo esquema… São Joaquim ou terminal da França… eh tudo na mesma região, porto, terminal marítimo, mercado modelo, elevador Lacerda, Pelourinho etc

  36. henry rocha disse:

    outra coisa meu nobre amigo. Tambem sou geminiano. e sabemos muito bem, da nossa personalidade.

  37. Luana disse:

    Ola Rui, dia 2/2 vou para Salvador e ficarei hospedada no Bahiamar. Estou pensando muito ainda a respeito de contratar algum guia, ou comprar passeio no hotel algo assim, mas conversando com meu namorado e vendo algumas dicas do pessoal, to vendo que talvez seja melhor pegar um onibus. Queremos visitar o pelourinho, mercado modelo, elevador lacerda, e visitar algumas praias. Será que compensa onibus ou contratar alguem? Se for de onibus, qual linha eu pego? Estou meio perdida rsrs obrigado

    • Rui disse:

      Para o Pelourinho, os ônibus geralmente são praça da Sé (qualquer horário) ou barroquinha (em horário comercial pois é um lugar que fica deserto/perigoso nos outros horários).
      De lá já é possível visitar tudo isso a pé. Pelourinho fica em cima e Mercado Modelo embaixo. E eles são ligados pelo elevador.
      Pra ir pro Mercado Modelo, vc pegaria Comércio ou Terminal da França ou São Joaquim. E depois subiria o elevador para o Pelourinho. Fica ligado na numeração e nome do ônibus no retorno, pois provavelmente vc pegue o mesmo pra voltar.

    • Rui disse:

      E no ponto do bahia mar passa essas três linhas

  38. Rui, sabe se o Uber ta funcionando no aeroporto. Queria pegar para ir para a rodoviária, pois como vou estar sozinha e chego a noite (20h) no aeroporto, não sinto segurança para pegar o ônibus. Sabe me dizer se o ponto que devo descer na rodoviária é tranquilo, pegando o onibus 1021-00 AEROPORTO-S JOAQUIM? Obrigada

    • Rui disse:

      Da última vez que estive no aeroporto o uber ainda era proibido… o horário do ônibus São Joaquim tbm não eh bom pelo itinerário. Mas disfarçando o uber e pegar no terminal de embarque funciona.

  39. Edimara g cardelli disse:

    Adorei a dica estava procurando essas intimações:

  40. Manfer disse:

    Olá Rui! Chegarei em Salvador em 08 de junho de 2017. Tem ônibus do aeroporto Luiz Eduardo para a praia do Farol da Barra? Desde já, obrigado.

  41. Renata disse:

    Boa tarde! Adorei todas as dicas. Estou indo em família dia 12/05. Vou ficar em armação (não vi ela na sua lista) mas, ano passado fiquei em Amaralina e vi que armação é a segunda praia após Amaralia, correto? Não tô querendo gastar com taxis, pois ano passado pagamos bem caro do aeroporto pra Amaralina, Acho que foi uns R$ 130,00. Tava mesmo querendo fazer tipo mochilão. Qual onibus você me indica a pegar do Aeroporto pra Armação? Sabe valores? E tem alguma dica do que fazer ai esse FDS? Vi esse projeto dia de Jam no MAM, indica?
    Desde já, obrigada!

    • Rui disse:

      Tem que ficar ligada. Como tem explicado, os ônibus de mesmo nome podem ser via paralela ou via orla.. tem campo grande via orla, por exemplo…
      Lapa (via orla), praça da Sé (via orla)… acho que só estes três mesmo.. mas passa bastante deles

    • Rui disse:

      Jam no MAM é bem legal. Já fui muito mas quando me mudei estava ficando cheio demais (o que pode ser bom ou ruim dependendo do seu perfil)…. e eh bem barato

  42. jg shin disse:

    Favor me esclarecer se puder como posso ir do aeroporto para rodoviária. Li que ônibus 1021-00 Aeroporto-S.Joaquim passa pela rodoviária, porém em outro lugar na internet, vi que horário não é compatível comigo (eu chego por volta de 19 h no aeroporto vindo de Sampa, mas parece me que 1021-00 passa pelo aeroporto na 17:30 e 20:00 h). Então, fora do ônibus 1021-00, haveria outro meio barato para rodoviária? Agradecimentos antecipados.

    • Rui disse:

      O Praça da Sé vai pela orla e tem horários até meia noite nos dias úteis e 21h30 nos fins de semana. Você pode descer no Parque Costa Azul e de lá é muito fácil chegar na rodoviária (inclusive táxi ou uber ficam baratos).
      O Campo Grande faz o mesmo trajeto.

Deixe um comentário

